electric-mobility
electric-mobility
Carregamento em condomínio

Posso instalar um carregador no meu condomínio residencial?

Já tem ou pretende adquirir um veiculo elétrico, mas vive num condomínio? Será que pode instalar um carregador? E como pagar a energia consumida?

O usuário do veículo elétrico terá sempre de submeter a instalação à aprovação do Sindico,  dado que ainda não existe uma lei que determine a autorização imediata.

A instalação deverá ser executada segundo as normas técnicas existentes. A NBR 17019 determina os requisitos específicos de instalação de carregadores de VE e como complemento a NBR 5410 que determina as regras de instalações elétricas de baixa tensão.

Carregar um veículo elétrico num condomínio, como proceder?


1ª opção:    Os relógios dos moradores estão todos no mesmo local na garagem e existem vagas fixas para cada condômino.

Esta é a solução mais simples. Nesta opção vamos ligar cada carregador, diretamente na saída do relógio de cada condômino. Desta forma, os carregadores consumem a energia do apartamento e não necessita qualquer controle de energia e rateio por parte do condomínio.

Todo o consumo das recargas serão adicionadas ao consumo da casa que é cobrado mensalmente pela concessionária de energia dentro da mesma fatura.

2ª opção:    As vagas de garagem são partilhadas ou não existe uma infraestrutura que permita a ligação no relógio de cada condômino

Esta forma também é tranquila de implantar. Os passos serão:

  1. Identificar o usuário que carrega em cada carregador.
    Isso é possível através de um carregador com identificação por aplicativo. Por exemplo, no caso da Electric Mobility este aplicativo é gratuito.
  2. Ratear o consumo.
    Neste caso teremos de instalar carregadores Wallbox inteligentes com protocolo de comunicação OCPP1.6 ligados à internet através de Wi-Fi que permite que comuniquem em tempo real com uma plataforma de gerenciamento.
    O SW de gerenciamento vai possibilitar a emissão de um relatório mensal de consumos individualizado por usuário. Esse relatório pode ser emitido diretamente pelo condomínio, pela administradora ou pela Electric Mobility. O custo a ser rateado poderá ser o custo do kW/h da energia da concessionária.
  3. Quadro de energia sem capacidade para os carregadores podendo provocar uma sobrecarga que obrigue o sistema de proteção a desligar todo o quadro de energia.
    Se constatarmos através da visita do técnico especializado, de que não existe capacidade para os carregadores que pretendemos instalar, teremos duas opções.
    a) Podemos fazer um aumento de demanda do prédio. Vai exigir tempo para projeto, aprovação da concessionária de energia e adaptação, além de um alto custo de adaptação.
    b) Utilização do nosso carregador com uma tecnologia que permite analisar em tempo real, qual a potência disponível no quadro e atribuir toda essa potência aos carregadores. Desta forma, nunca teremos problemas técnicos com a instalação e nem custos adicionais de infraestrutura.

Outras opções

Uma opção alternativa ao rateio do consumo pelos usuários, poderá ser a cobrança diretamente ao morador através do cartão de crédito. Esta opção exige um aplicativo específico da Electric Mobility.

Conclusão:

Para que a instalação de um Wallbox (carregador) não se torne num problema sem saída ou se torne num problema futuro após uma instalação mal executada, o condomínio deverá chamar uma empresa especializada em instalação de carregadores. A Electric Mobility Brasil envia sem custo um técnico especializado no condomínio para, além de fazer o levantamento de custo da instalação, também analisar as condição de infraestrutura do prédio, que vão determinar o tipo de ligação, o tipo de carregador e o tipo de controle de energia. A boa notícia é que temos solução para todos os tipos de situações encontradas nos condomínios. A solução a ser adotada depende das condições de infraestrutura elétrica e das necessidades específicas de cada condomínio.

Anterior
Próxima

Precisa de ajuda?