Carregar um veículo elétrico em sua residência é uma opção conveniente e econômica para os proprietários de carros elétricos.
Existem duas formas de carregar um carro elétrico em casa:
1. Carregamento com uma tomada convencional
Este é o método mais simples e acessível de carregamento em casa.
Muitos carros elétricos vêm com um cabo de carregamento que pode ser plugado em uma tomada convencional de 120V. No entanto, este método de carregamento é mais lento e pode levar várias horas para carregar completamente a bateria, além dos riscos de segurança.
A recarga de veículo elétrico representa um consumo constante em capacidade máxima, durante muitas horas, o que pode levar a um aquecimento das tomadas e cabos, se utilizarmos uma tomada comum, dado que não temos como saber se a instalação foi bem executada e dimensionada. Podem ocorrer acidentes, desde danificar a infraestrutura existente até mesmo provocar um incêndio.
2. Carregamento com uma wallbox
Uma wallbox é uma estação de carregamento rápido instalada em sua residência. Elas são projetadas para fornecer uma carga mais rápida do que o carregamento com uma tomada convencional e geralmente requerem uma instalação elétrica especial. Uma wallbox típica pode fornecer uma carga de até 22 kW, o que significa que a bateria do seu carro pode ser carregada em poucas horas.
Confira também em nosso blog:
Porque preciso de uma estação de carregamento?
Como carregar o seu carro elétrico com painéis solares
O carregamento de veículos elétricos em condomínios pode ser um desafio, mas a Electric Mobility Brasil tem disponíveis diferentes soluções de carregamento para atender as necessidade de cada condomínio.
1. Carregador por condômino: Uma opção é instalar wallboxes (estações de carregamento rápido) em estacionamentos do condomínio, para utilização do dono da vaga.
2. Compartilhamento de carregador: É possível compartilhar o mesmo carregador por vários condôminos, com recurso a um app de gerenciamento de carregamento por condômino.
A plataforma de gerenciamento via protocolo OCPP, permite realizar remotamente a emissão do relatório de consumo e o rateio dos custos pelos usuários, por meio do software de gerenciamento ou diretamente pelo condomínio.
Para se obter o modelo de gestão de recarga mais adequado para o seu condomínio avalie o modelo do carregador e o formato de gerenciamento que melhor se adapta à demanda e a necessidade do condomínio.
É importante que a administração do condomínio consulte um profissional qualificado em estações de carregamento de veículos elétricos, antes qualquer decisão sobre a compra e instalação de equipamentos.
Confira também em nosso blog:
Posso instalar um carregador no meu condomínio residencial?
Case - Eletrificação nos condomínios Tegra Incorporadora
Nossas soluções atendem:
Nossos diferenciais: